A Câmara Municipal aprovou o Substitutivo ao Projeto de Lei nº 10/2025, de autoria do vereador Sidnei Prestes (Mobiliza), na última segunda-feira (07), durante sessão ordinária. O projeto estabelece princípios e diretrizes para a modernização digital, inovação tecnológica e o desenvolvimento de cidades inteligentes no município. O objetivo é transformar Foz do Iguaçu em um polo de inovação tecnológica, por meio dos serviços públicos de inclusão digital e incentivo à economia criativa e sustentável. A implementação das medidas previstas será realizada pelo Poder Executivo Municipal. Com aprovação da proposição em dois turnos, o texto segue para sanção do prefeito para se tornar lei.
Entre as diretrizes colocadas no projeto, estão: o incentivo à conectividade, o uso de inteligência artificial na otimização de serviços, o fomento à economia digital, a instalação de totens digitais para autosserviço e a simplificação de processos, visando tornar os serviços públicos mais acessíveis e modernos. O vereador proponente, Sidnei Prestes (Mobiliza), falou: “O Projeto de Modernização Digital é a Foz Conectada, é Foz pensando no futuro. A partir de agora, Wi-Fi público nas escolas, praças, em toda a cidade de Foz do Iguaçu. Uma grande conquista para a nossa cidade”.
Com a aprovação, a Secretaria Municipal de Tecnologia, Inovação e Modernização Digital será responsável por coordenar a implementação progressiva das medidas, conforme disponibilidade orçamentária e parceria com outras secretarias e instituições. O projeto possibilita ainda a formalização de convênios com universidades, empresas e organizações para o desenvolvimento de soluções inovadoras, garantindo a responsabilidade fiscal e planejamento em sua transformação digital.