Terça, 29 de Abril de 2025
9°C 25°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Foz promove programação pelo Dia Mundial da Água

Limpeza do Parque Monjolo e das margens do Rio Almada estão previstas; além de ações de conscientização com alunos das escolas municipais

Nelio Sander
Por: Nelio Sander
19/03/2025 às 09h18
Foz promove programação pelo Dia Mundial da Água
Assessoria

A Prefeitura de Foz do Iguaçu organizou uma programação para celebrar e promover a conscientização sobre a importância dos cuidados com os recursos hídricos pelo Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. 

As ações envolvem forças-tarefas de limpeza do Rio Monjolo e das margens do Rio Almada, próximo à Avenida Andradina, e de conscientização com alunos de escolas municipais pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

“Foz do Iguaçu é a cidade das águas. São as águas daqui que trazem milhões de visitantes anualmente para cá e que geram energia para o Brasil. Por isso, é fundamental cuidarmos de nossos recursos hídricos e despertarmos a conscientização, principalmente das crianças, sobre essa importância dos rios e nascentes”, destacou o prefeito General Silva e Luna.

Programação

Na segunda e na quarta-feira, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) faz atividades de conscientização com os alunos das escolas Altair Ferrais da Silva, a Zizo, e Elenice Milhorança. 

Na sexta-feira (21), às 10h30, a Secretaria de Meio Ambiente realiza uma limpeza no Parque Monjolo, acompanhada por alunos da rede municipal de ensino que farão uma visita técnica ao local, após conscientização sobre a importância dos rios e nascentes feita pela equipe de Divisão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

Cuidado contínuo

As ações de gestão e preservação de áreas verdes, matas ciliares, nascentes e rios fazem parte do dia a dia das equipes da Secretaria de Meio Ambiente. A ideia, nesta semana, é intensificar os esforços para despertar a conscientização de toda a população sobre o quanto o cuidado de cada cidadão é fundamental para a sustentabilidade dos nossos recursos hídricos. 

Somente na semana passada, por exemplo, as equipes da secretaria retiraram 13 toneladas de resíduos da estação de coleta do Parque Monjolo, contribuindo para que os materiais não poluíssem o Rio Monjolo, que é afluente do Rio Paraná.

Outra iniciativa da pasta que contribui com a gestão sustentável das águas são as Unidades de Valorização de Resíduos (UVR) e o Programa Municipal de Coleta Seletiva. Somente entre janeiro e março deste ano, mais de 600 toneladas de materiais foram recebidos pelas UVRs, evitando que esses resíduos cheguem aos rios.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários