A APP-Sindicato/Foz iniciou a mobilização de educadores para a eleição da nova diretoria. O debate sobre a educação pública já está aberto nas escolas estaduais de Foz do Iguaçu e de mais oito cidades da microrregião Oeste.
Professores e funcionários sindicalizados poderão votar, de forma online, de 23 a 25 de setembro. Para o Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu e região, está inscrita a Chapa 1 — APP Sempre na Luta, que tem a professora Janete Batista como candidata a presidente.
A categoria também votará para escolher a direção estadual da APP, que conta com duas chapas inscritas, para o conselho fiscal e representantes municipais. Os mandatos são de quatro anos, conforme o estatuto da entidade.
Todo o processo é conduzido por uma comissão eleitoral escolhida pela categoria em assembleia. O hotsite https://appsindicato.org.br/
O sindicato reforça que os educadores sindicalizados devem manter o cadastro atualizado para votar. Em caso de dúvidas, basta contatar a secretaria da APP-Sindicato/Foz pelo WhatsApp (45) 99936-0172, pelo telefone fixo (45) 3028-1013 ou presencialmente na sede.
Votar na eleição da APP é um exercício democrático e de cidadania, um direito de professores e agentes educacionais. Assim como fortalece o sindicato, que é o único instrumento de representação na defesa da classe.
“A eleição da APP se traduz na participação direta da base. É um processo que começa com a discussão sobre projetos e compromissos, dentro das escolas, e se consolida com o voto de nossos professores e agentes educacionais”, frisa o presidente da APP-Sindicato/Foz, Ari Jarczewski. “Dialogar, participar e votar fortalecem a democracia interna de nosso sindicato”, convoca.
O debate gira em torno das formas de conter as tentativas de desmonte do sistema público de ensino do Paraná, a terceirização e a privatização do ensino. Esse projeto impõe prejuízos aos profissionais do ensino, com arrocho salarial e deterioração das condições de trabalho, que levam ao adoecimento elevado.
78 anos de história
A APP é um dos maiores sindicatos de trabalhadores da educação do país, com 78 anos de história em prol dos direitos da categoria e do ensino público. Descentralizado, o sindicato atua por meio de núcleos sindicais.
O Núcleo Regional representa educadores da rede estadual de Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu. Também é o sindicato dos professores municipais itaipulandienses.