Terça, 08 de Julho de 2025
13°C 27°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Centro de Convenções recebe a maior competição de minibasquete do Brasil

Evento esportivo reúne atletas de vários estados do país, além de equipes da tríplice fronteira

Nelio Sander
Por: Nelio Sander
07/07/2025 às 15h51
Centro de Convenções recebe a maior competição de minibasquete do Brasil
Assessoria

O principal salão de eventos do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu se transformou em uma grande arena esportiva. Nele, foram montadas cinco quadras adaptadas, onde cerca de 700 atletas, entre 6 e 12 anos, disputam a primeira edição do Minibasquete Brasil. O evento, que substitui a antiga Copa Foz de Basquete, é organizado pela Abasfi, Associação de Basquete de Foz do Iguaçu, e tem a chancela da Federação Paranaense de Basquete e da Confederação Brasileira de Basquete.

Já na primeira edição desse formato, os números surpreenderam: são 66 equipes de vários estados do Brasil, além de participantes do Paraguai e da Argentina, que durante cinco dias irão disputar 309 partidas. De acordo com a coordenadora da Abasfi, Ana Paula Neves Ize, essa é uma oportunidade para que os jovens atletas ganhem visibilidade desde cedo na modalidade. “Essa é a intenção: descobrir alguns talentos, que muitas vezes ficam escondidinhos, sem participar de nenhum campeonato e que agora podem demonstrar seu potencial durante a competição”, ressalta a coordenadora.

O treinador Vinícius Carneiro, também conhecido como “Piu”, viajou quase 600 quilômetros, de Castro, na região dos Campos Gerais, até a Terra das Cataratas. Ele afirma que toda essa logística vale a pena, pois permite que as crianças e adolescentes do município consigam participar, desde cedo, de uma competição de alto nível. “São 28 crianças que participam de projetos sociais em nosso município. É muito importante desenvolver os menores para o futuro do basquete nacional”, enfatiza o treinador.

Já a equipe de Minga Guazú, do Paraguai, cruzou a fronteira para disputar as partidas. O plantel estrangeiro conta com quase trinta atletas, entre meninos e meninas, divididos em três equipes. “Está tudo muito lindo. As crianças estão muito felizes em poder participar dessa competição”, comenta Carmen Riquelme, mãe de uma das atletas da equipe estrangeira.
O Minibasquete Brasil segue até a próxima quinta-feira no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu e a entrada é gratuita.
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários