Sexta, 11 de Julho de 2025
13°C 25°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Bueiros entupidos causam alagamento no Porto Meira

Secretaria de Obras e Defesa Civil retiraram resíduos, como sacolas plásticas, que entupiram a estrutura prejuízos

Nelio Sander
Por: Nelio Sander
26/06/2025 às 16h45
Bueiros entupidos causam alagamento no Porto Meira
Assessoria

A Defesa Civil de Foz do Iguaçu e a Secretaria Municipal de Obras fizeram, na manhã desta quarta-feira (26), a limpeza dos bueiros na Rua das Rosas, no Porto Meira. A estrutura de drenagem da via tinha uma grande quantidade de resíduos descartados irregularmente, como objetos como sacolas plásticas, que obstruíram as galerias e fizeram com que a água das fortes chuvas que atingiram a cidade deixasse de escoar regularmente, causando alagamentos. 

De acordo com dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a precipitação acumulada chegou a 59 milímetros. O grande volume de chuva, somado à obstrução dos bueiros, ocasionou os alagamentos na Rua das Rosas. As águas já estavam atingindo as casas, prejudicando os moradores da região. 

A Defesa Civil foi acionada para verificar a situação e comunicou a Secretaria de Obras. Ainda durante a manhã e debaixo das fortes chuvas, as equipes fizeram a limpeza dos bueiros e, assim que a estrutura foi desentupida, a água voltou a fluir. 

O acontecimento reforça a importância da conscientização da população sobre o descarte correto de resíduos, a fim de evitar novos transtornos.  A Prefeitura reforça que o combate ao descarte irregular de resíduos depende da colaboração da população. 

É fundamental que os cidadãos descartem corretamente seus resíduos e denunciem casos de descarte ilegal por meio do aplicativo e site eOuve, com a possibilidade de anexar imagens que auxiliem na identificação dos responsáveis. As denúncias também podem ser feitas diretamente para a Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento, por meio do Whatsapp (45) 98402-3239. 

Observação

Também é verdade que o serviço de limpeza das galerias e das ruas da cidade deveria ser feito de forma regular e preventiva por parte do poder público, evitando os transtornos para as famílias que perdem seus bens em virtude de alagamento de suas casas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários