Terça, 29 de Abril de 2025
9°C 25°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Futuro da cidade em discussão em Foz do Iguaçu

Sugestões e propostas aprovadas na 6ª Conferência Nacional das Cidades podem fazer parte da revisão do Plano Diretor

Nelio Sander
Por: Nelio Sander
24/04/2025 às 16h09 Atualizada em 24/04/2025 às 16h59
Futuro da cidade em discussão em Foz do Iguaçu
Assessoria

A Prefeitura de Foz do Iguaçu realiza a etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades. O evento foi aberto na noite desta quarta-feira (23) e as apresentações e debates seguiram na manhã desta quinta-feira (24). Lideranças e representantes das mais diversas áreas e segmentos participam até amanhã (25) das discussões no auditório da UDC, e é aberto à participação de toda a população.
 
A conferência reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir os principais desafios urbanos do município e propor soluções voltadas à construção de uma cidade mais inclusiva, democrática, sustentável e com justiça social. O público vem participando de debates, painéis temáticos e grupos de trabalho, e as propostas aprovadas na conferência vão compor as diretrizes locais de desenvolvimento urbano e serão levadas à etapa estadual.
 
Andrei Dias, presidente da ConCidades, comentou que “a conferência, além das discussões, vai definir ações para a melhoria. É um diálogo sobre a cidade que temos e a cidade que queremos”.  
 
Para o secretário de Planejamento e Urbanismo em Foz, José Teodoro, esse evento marca uma mudança na estruturação da cidade, “é o momento da população participar, onde as sugestões e propostas que forem aprovadas serão contempladas na revisão do Plano Diretor”, destacou.  
 
 O prefeito, General Silva e Luna, destacou a importância do evento como instrumento de participação popular. “Foz vive um momento de crescimento e grandes investimentos. Esta conferência é uma oportunidade para planejar o futuro com responsabilidade, ouvindo quem vive a cidade todos os dias”, afirmou.

Markson Rangel Silva, coordenador da Associação de Pós-Graduandos da Unila, disse que é preciso discutir as políticas urbanas, enfatizou a participação do cidadão, debatendo os eixos principais. “A partir daí, vamos levar para o espaço de decisão nesta sexta-feira (25), quais as propostas, representantes, quais propostas na conferência estadual e nacional, mostrando assim como Foz do Iguaçu se fomenta”, finalizou.
         
A ConCidades finaliza nesta sexta com a apresentação das propostas e votação, depois terá a eleição dos novos Conselheiros da ConCidade e a eleição dos Delegados e Suplentes para participar da etapa da Conferência Estadual das Cidades.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários