O anúncio oficial da morte de Brególio, chefe de Estado do Vaticano e líder da Igreja Católica Apostólica Romana, foi dado na Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, com as seguintes palavras: “Às 7h35 desta manhã (2h35 de Brasília) o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja”
O argentino, nascido em Buenos Aires, Mário Jorge Bergoglio morreu nesta segunda-feira, 21 de abril, aos 88 anos, tornando-se o terceiro papa com mais tempo de serviço na história da Igreja Católica Romana.
Com uma saúde frágil e sofrendo de múltiplas doenças, Brególio foi o primeiro papa jesuíta e “do fim do mundo”, como se apresentou na tarde de 13 de março de 2013, quando assumiu a liderança para os católicos, diante da renúncia de Joseph Ratzinger (Bento XVI) que abalou as estruturas da Igreja Romana.
Brególio foi o primeiro papa não europeu. Uma curiosidade que ao longo dos anos em que exerceu a função de papa, nunca visitou o seu país, a Argentina.
Depois de todos os trâmites funerais, os cardeais autorizados para as reuniões, escolherão um novo líder.