Com o objetivo é democratizar o acesso ao emprego, capacitação e suporte ao trabalhador, reduzindo deslocamentos e promovendo a inclusão social e digital, o espaço foi inaugurado.
O prefeito Antonio França destacou a importância de gerar oportunidade. “Tudo começa com a primeira oportunidade, a pessoa vai buscando conhecimento, aperfeiçoamento e assim conquistando vagas melhores. Essa unidade descentralizada vem para suprir essa necessidade, vem para auxiliar as famílias a terem uma renda melhor, como foi dito antes ‘o maior Programa Social que existe, é a geração de emprego e renda’”, destacou o prefeito.
O projeto surgiu a partir das demandas do próprio CRAS, que já realiza oficinas e capacitações profissionalizantes, mas para ampliar as ações a Secretaria de Assistência Social uniu forças com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e juntos trazem essa alternativa inovadora: o Projeto Agência do Trabalhador Descentralizada - Unidade CRAS.
A secretária de Desenvolvimento Econômico Marcia Hanzen pontuou que através de uma abordagem assertiva, integrada e humanizada é possível melhorar a condição de vida das pessoas. “O projeto busca promover a inclusão social e econômica, fortalecendo a autonomia das famílias e contribuindo para a redução da pobreza e da desigualdade social”.
Em sua fala o secretário de Assistência Social Antonio Carlos Pereira destacou que não podemos perpetuar a manutenção da pobreza. “É preciso dar condições para as famílias, o auxílio dever ser um subsídio para que as famílias possam caminhar sozinhas e buscando uma fonte de renda e tendo autonomia”.
A descentralização permitirá maior capilaridade no atendimento, impactando positivamente regiões menos assistidas e promovendo maior eficiência no encaminhamento ao mercado de trabalho.
Estiveram presentes no ato o prefeito Antonio França, o vice Evandro Mees, os vereadores Eduardo Schulz, Adriano Both, Sebastião Antonio e Nelson de Oliveira, o secretário de Assistência Social Antonio Carlos Pereira, a secretária de Desenvolvimento Econômico Marcia Hanzen, o presidente da Acime Ione Farias, o presidente da OAB Subseção Medianeira Anderson Vanoni, diretora do Cras Silvana Mittmann, o coordenador da Agência do Trabalhador Vicente Marcolino, a secretária de Indústria e Comércio de Vera Cruz do Oeste Keli Schell, a Gerente da Agencia do Trabalhador de Vera Cruz do Oeste Elizabeth Morales, representantes de empresas, entidades e conselhos municipais, servidores, munícipes e imprensa.