Quinta, 25 de Junho de 2026
3°C 18°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Foz lança Plano dos Direitos da Pessoa Idosa

Documento reúne metas com ações previstas para os próximos anos em várias áreas para fortalecer políticas públicas da população idosa

Nelio Sander
Por: Nelio Sander
15/06/2026 às 15h46
Foz lança Plano dos Direitos da Pessoa Idosa
Assessoria

Foz do Iguaçu lançou nesta segunda-feira (15) o Plano Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O documento, com vigência até 2030, foi construído de forma coletiva, com a participação de diferentes setores do poder público, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), universidades e representantes da sociedade civil, entre eles, idosos.

O plano estabelece metas e ações para o atendimento e a garantia dos direitos da população idosa no município, com estratégias envolvendo áreas como assistência social, saúde, mobilidade, esporte e lazer, habitação e cultura. Participaram da elaboração do documento a Secretaria de Assistência Social, Sesc, OAB Foz/PR, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, 9ª Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Condomínio do Idoso.

A construção do documento teve como base a realidade local e a escuta da própria população idosa. A proposta é preparar o município para o crescimento desse grupo populacional e garantir uma rede de proteção cada vez mais estruturada.

O prefeito General Silva e Luna participou do lançamento e destacou que o plano representa um avanço para a conscientização e o fortalecimento da rede de apoio às pessoas idosas. “É um passo importante, diria até que a gente precisava dele, porque um plano municipal tratando exatamente a dificuldade da pessoa idosa. O mundo tende a ter uma população crescente, então é um plano bem oportuno e está aberto, ele pode receber uma série de contribuições”, comentou.

O lançamento ocorreu no mesmo dia do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa e reforçou a importância da prevenção e do combate a todas as formas de violação de direitos. “A violência também pode ser a omissão, quando alguém deixa de oferecer ajuda a uma pessoa que precisa. Por isso, este mês de conscientização é tão importante para reforçar o respeito e a valorização do idoso”, completou o prefeito.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Alex Thomazi, 8,5 mil pessoas idosas vivem sozinhas atualmente em Foz do Iguaçu. Essa realidade mostra a importância de políticas públicas para esse público. “Estamos em uma cidade, um estado, um país que está em um processo de envelhecimento muito rápido. Precisamos estar preparados para isso. O plano é uma construção pensando justamente naquilo que nós queremos nos próximos cinco anos e nós ouvimos esses idosos. Dentro da política da assistência social, a pauta da pessoa idosa é a pauta mais sensível que nós temos”, afirma o secretário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários