Terça, 29 de Abril de 2025
9°C 25°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Paraná revoga a lei a seca para este domingo de eleições

Atendendo pedido de entidades com base no prejuízo econômico que geraria, Paraná volta atrás e revoga a lei horas depois de anunciar a Lei Seca

Por: Admin
03/10/2024 às 07h38 Atualizada em 04/10/2024 às 09h26
Paraná revoga a lei a seca para este domingo de eleições
Foto: Sesp

O Secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, se reuniu, nesta quarta-feira (2), com lideranças das associações de comércio, bares e restaurantes do Paraná para falar sobre a segurança nas eleições municipais, que ocorrem no próximo domingo (6).

Durante a conversa, o secretário assinou a resolução nº 590/2024, de revogação da Lei Seca no Estado, permitindo que haja a venda, compra e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos em todo o Paraná.

“Nós estamos revogando a resolução. Vimos que não é necessária, uma vez que todos estão comprometidos com o bem-estar da população e contaremos com reforço policial para que nós não tenhamos nenhum problema”, destacou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da Abrasel no Paraná, Luis Fernando Menuci, a revogação é importante para o setor, que passa por uma crise acentuada desde a época da pandemia. “É uma solução bastante promissora e excelente parceria entre o poder público e o setor privado”, comentou Menuci.

O principal fator para a revogação da lei baixada poucas horas antes foi o argumento econômico. As entidades apresentaram o prejuízo que teriam com as atividades suspensas. Claro, que o desgaste disso poderia ter sido evitado se a consulta às entidades tivesse sido feito antes de decretar a Lei Seca no Paraná.

ELEIÇÕES

A coordenação da Operação Eleições 2024 pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) será no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR). Todas as forças terão representantes no local no próximo domingo, 6 de outubro, a fim de manter a ordem pública e combater crimes. 

A principal atuação das forças será no combate aos crimes eleitorais em cartórios eleitorais, locais de votação ou de apuração, vias públicas e estações de transporte. Informações sobre a atuação policial serão inseridas na Plataforma Córtex, ferramenta que agrega os dados relacionados à operação.

Além dos agentes da segurança pública e viaturas nas ruas e em locais de votação, aeronaves estarão de prontidão.

PRESENÇAS

Também estiveram presentes na reunião o chefe de gabinete da Secretaria, Fernando Klemps; assessor civil da Sesp, delegado Ítalo Biancardi Neto; o assessor da PMPR na Secretaria, major Cleverson Rodrigues Machado; o assessor do Corpo de Bombeiros na Sesp, tenente-coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto; o vice-presidente do Fecomércio, Paulo Cesar Nauiack; o presidente do Conselho de Administração da Abrasel no Paraná, Luis Fernando Menuci; o diretor executivo da Abrasel no Paraná, Luciano Ferreira Bartolomeu; e o presidente da Abrabar, Fábio Aguayo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários