Quinta, 14 de Agosto de 2025
12°C 26°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Seleção feminina se prepara para o Torneio Internacional

Competição será realizada em Xanxerê (SC); Estreia será contra Guatemala dia 20 de agosto, às 20h, na Arena Ivo Sguissardi

Nelio Sander
Por: Nelio Sander
14/08/2025 às 18h13
Seleção feminina se prepara para o Torneio Internacional
Créditos: Nelson Terme/CBF

Nesta quinta-feira (14), a Seleção Brasileira feminina deu início a preparação para o Torneio Internacional de Futsal em Xanxerê, cidade que pelo terceiro ano consecutivo recebe a competição. A primeira fase será nos dias 20, 21 e 22 de agosto, com Brasil, Marrocos, Colômbia e Guatemala em busca da classificação para a final, marcada para dia 24.

O treinador Wilson Sabóia detalhou a estratégia de preparação para o campeonato e destacou a importância do trabalho nos treinos para que as atletas convertam o que é praticado em desempenho nos jogos. Segundo o técnico, a fase de preparação não é apenas física: é o momento em que se constrói a identidade coletiva a partir das qualidades individuais de cada jogadora.

“Eu acredito que o momento mais importante de toda a competição é o processo de treinamento. Por esse período vai ser essencial para que as atletas, cada uma com seu DNA, entenda de que forma a gente vai propor o nosso jogo, tanto ofensivo quanto defensivo. Então essa semana vai ser muito importante para cativar as atletas, para que elas possam vivenciar as formas de a gente jogar, com bola e sem bola", explicou.

Sabóia ressaltou que os dias que antecedem o torneio serão usados para alinhar rotinas e a maneira como a equipe quer impor seu ritmo de jogo. O treinador reconhece que a diversidade de trajetórias das atletas exige paciência e trabalho individualizado da comissão técnica.

“O futsal é um esporte coletivo mas a essência do jogo é a essência individual. Então a gente precisa das características técnicas, táticas, físicas, cognitivas de comportamento delas em jogo. Mas a gente só tem essa sinergia de movimentos, de pensar, no momento do treino, para que elas possam brilhar no jogo e executar as ações que a gente previamente treinou. Isso é difícil, lógico, algumas tem mais facilidade, outras demoram um pouquinho porque cada um tem sua realidade no clube”, afirmou.

O Brasil estreia contra Guatemala na próxima quinta, 21. No dia seguinte enfrenta o Marrocos e o último jogo da primeira fase será dia 22 contra a Colômbia. Sabóia vê nos adversários internacionais a chance de testar estratégias que só se consolidam com repetições em treino para que as jogadoras assimilem o modelo de jogo e estejam prontas para enfrentar adversários com estilos variados.

"Enfrentar as seleções de outros continentes é uma oportunidade de enfrentar dificuldades diferentes para que a gente possa tentar resolver. Porque o jogo de futsal é um jogo cheio de problemas que temos que ter competência dentro da quadra. Fora da quadra, nós da comissão técnica, damos os caminhos para que as atletas brilhem no contexto do jogo."

Quanto ao primeiro adversário, o treinador já traçou o perfil da Guatemala e as implicações táticas. “Eu acredito que a Guatemala seja um adversário que vai tentar marcar a gente numa linha mais baixa. Então a gente tem que ter intensidade no jogo, entender o tipo de marcação do adversário para a gente sobrepor qualquer tipo de defesa que o adversário se encontre.”

Por fim, Sabóia reforça que a combinação entre qualidade técnica, intensidade física e inteligência tática será o diferencial para que as atletas "brilhem no contexto do jogo" e para que a equipe chegue com confiança a decisão do torneio. O Brasil venceu todas as edições e será o último compromisso oficial da Seleção antes da Copa do Mundo, que será disputada nas Filipinas entre 21 de novembro e 7 de dezembro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários