Durante o mês de julho, o Itaipu Parquetec realizou uma campanha interna associada ao rebranding da marca, com foco na arrecadação de uniformes antigos de seus colaboradores. A iniciativa resultou na coleta de 1.480 peças têxteis, entregues nesta semana ao Clube de Mães do Mercado Público Barrageiro, grupo que será responsável pelo reaproveitamento artesanal das peças.
A arrecadação incluiu: camisetas, coletes, calças e bermudas jeans, camisas sociais, entre outros. Com essa iniciativa, estima-se que cerca de 750 kg de tecidos, compostos principalmente por algodão e poliéster, deixem de ser descartados em aterros sanitários. Essa quantidade, considerando uma média de emissão, representa evitar aproximadamente 1,9 toneladas de CO₂ equivalente na atmosfera, proporcional a deixar de rodar cerca de 13 mil quilômetros com um carro a gasolina.
Mais do que números, a ação demonstra a responsabilidade ambiental e social do Parque, ao articular uma rede de reaproveitamento comunitário com o Clube de Mães do Mercado Público Barrageiro, responsável por dar uma nova vida às peças arrecadadas.
“Agora, essa doação que está vindo, a gente está querendo transformar em roupinhas e caminhas para cachorros. Vai haver também uma feira de adoção no Barrageiro em setembro, e a ideia é que a pessoa que for adotar já leve um kitzinho com caminha e roupinhas”, conta Maria Aparecida da Costa, conhecida como Cida, vice-presidente do Clube de Mães.
A parceria também fomenta o artesanato local e fortalece ações de geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade. Com 12 clubes distribuídos por diversos bairros de Foz do Iguaçu, o projeto promove oficinas de crochê, bordado, costura e outras técnicas manuais, cujos produtos são vendidos a preços acessíveis na loja física do clube, no próprio mercado.
“A gente aproveita cada retalhinho. É importante não só para quem recebe, mas para o meio ambiente, que agradece quando evitamos jogar esse material na natureza”, ressalta Cida.
Apesar de ainda não contarem com uma sede própria, os clubes se organizam com apoio voluntário. Parte do valor arrecadado com a venda dos produtos é reinvestido na manutenção da associação e em novas ações comunitárias.
Ao transformar resíduos em recurso, o Itaipu Parquetec e o Clube de Mães promovem um ciclo virtuoso que une sustentabilidade, cidadania e solidariedade, contribuindo com a Agenda Global para mitigação das mudanças do clima e com metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, prova de que, com criatividade e colaboração, é possível tecer um futuro mais justo e consciente.