Quarta, 30 de Abril de 2025
9°C 25°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Brasil classificado para Copa do Mundo Sub-20

Vitória da Seleção sobre o Paraguai garantiu a classificação para o Mundial, a duas rodadas do fim do Sul-Americano

Nelio Sander
Por: Nelio Sander
11/02/2025 às 13h44
Brasil classificado para Copa do Mundo Sub-20
Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

Com a vitória por 3 a 1 sobre o Paraguai nesta segunda-feira (10), a Seleção Brasileira garantiu a classificação para a disputar a Copa do Mundo Sub-20 pela 20ª vez. A vaga foi obtida graças aos gols de Gustavo Prado, Rayan e Alisson, no Estádio Olímpico de la Universidad Central de Venezuela, em Caracas, a duas rodadas do fim do hexagonal final do Sul-Americano Sub-20.

O gol paraguaio foi de Aguayo. O Brasil soma agora 9 pontos na fase final do Sul-Americano e será campeão se derrotar a Argentina, na quinta-feira (13), no mesmo estádio, na capital venezuelana.

O Mundial da categoria será disputado no Chile, entre os dias 27 de setembro e 19 de outubro. No momento, além do Brasil, outras 12 das 24 seleções participantes estão confirmadas na competição: Chile, Nova Caledônia, Nova Zelândia, Espanha, França, Itália, Noruega, Ucrânia, Cuba, Estados Unidos, México, Panamá.

A Seleção irá em busca do hexacampeonato mundial Sub-20, tendo se sagrado campeã nas seguintes edições: 1983, 1985, 1993, 2003 e 2011.

Na primeira, a equipe comandada por Jair Pereira contou com o brilho de Geovani, artilheiro com seis gols e eleito o melhor jogador da competição, e com os tetracampeões Jorginho, Dunga e Bebeto. Derrotou na decisão a Argentina por 1 a 0, no Estádio Azteca, na Cidade do México, com gol de Geovani, de pênalti.

Em 1985, o torneio aconteceu na antiga União Soviética, onde se destacaram Müller, Taffarel e Silas, treinados por Gilson Nunes. Silas foi o craque da competição. Na final, o zagueiro Henrique anotou o gol do título, na prorrogação da partida contra a Espanha, no Estádio Lujniki, em Moscou.

Na Austrália, em 1993, o técnico Julio Cesar Leal liderou a campanha rumo ao tricampeonato mundial Sub-20. O elenco teve Dida debaixo das traves, o atacante Jardel e Adriano Gerlin, campeão brasileiro com o Flamengo em 1992 e com o Botafogo em 1995, como o craque da Copa. Na final, a Amarelinha venceu Gana, de virada, por 2 a 1, com gols de Yan e Gian, no Sydney Football Stadium.

Dez anos depois, a história se repetiu nos Emirados Árabes Unidos, com uma geração formada por Jefferson, Adriano Correia, Daniel Carvalho, Daniel Alves, Carlos Alberto, Nilmar, Kléber Gladiador, Dagoberto e Fernandinho. Treinados por Marcos Paquetá, a Seleção derrotou na final a Espanha por 1 a 0, com gol de Fernandinho, no Estádio Sheikh Zayed, em Abu Dhabi.

Em 2011, a Seleção superou Portugal na decisão pelo placar de 3 a 2, na prorrogação. Oscar anotou os três gols do Brasil no Estádio El Campín, em Bogotá, na Colômbia. Ao lado dele, estavam Casemiro, Danilo, Philippe Coutinho, Alex Sandro, Dudu, Danilo, Alan Patrick, Allan, Willian José além do atacante Henrique Almeida, artilheiro com cinco gols e melhor jogador da Copa do Mundo. Ney Franco era o treinador da equipe.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários