Terça, 29 de Abril de 2025
9°C 25°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Mercado Público Barrageiro abre as portas com ampla gama de produtos

Financiado por Itaipu, novo espaço traz gastronomia, arte e cultura e vira nova opção para turistas e comunidade local. Abertura, nesta terça-feira (26), teve presença de diretores da Itaipu e do Itaipu Parquetec

Nelio Sander
Por: Nelio Sander
27/11/2024 às 14h42 Atualizada em 28/11/2024 às 08h45
Mercado Público Barrageiro abre as portas com ampla gama de produtos
Fotos: Sara Cheida / Itaipu Binacional

Com ajustes finais sendo feitos, o Mercado Público Barrageiro abriu as portas para a população na noite desta terça-feira (26). A inauguração teve a presença de diretores da Itaipu e do Itaipu Parquetec, representantes da prefeitura de Foz do Iguaçu e da comunidade, que lotaram o mercado.

De acordo com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, a abertura do novo mercado era o maior desafio de sua gestão, desde que assumiu a diretoria no início do ano passado. “Ao longo do processo foram surgindo novos desafios, melhorias e novos investimentos. Mas, felizmente, contamos com uma equipe muito preparada. Foz do Iguaçu ganha um espaço para confraternização e valorização de nossa história”, afirmou Enio. 

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, parabenizou a Itaipu, que financiou as obras, e o Itaipu Parquetec, responsável pela gestão do espaço, pela entrega do novo mercado. “É o maior presente que nossa cidade recebeu em 2024. O mercado vai trazer história e cultura que se incorporam à vida de nossa cidade. Contamos com Itaipu como mola propulsora do desenvolvimento de Foz do Iguaçu”, agradeceu.

Segundo o diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, o Mercado Público será mais um instrumento turístico para a cidade. “Os operadores turísticos poderão recomendar o novo mercado, enquanto os turistas visitarem outros atrativos como a Itaipu e as Cataratas. É uma opção para quem vem de fora e para a comunidade iguaçuense que faz o turismo local”, comentou.

O diretor de Coordenação, Carlos Carboni, lembrou que até a entrega do mercado, foram oito anos entre projeto, construção, melhorias e a formatação de um modelo de gestão. “Criamos uma modelagem com vários parceiros que vai durar cinco anos, até que o mercado se estabeleça, se estruture e tenha vida própria para poder se manter”, explicou. 

Também prestigiaram a cerimônia os diretores da Itaipu Renato Sacramento (técnico executivo), Iggor Gomes (administrativo) e os diretores do Itaipu Parquetec Yuri Benites (turismo), Clerione Herther (administrativo-financeira), Alexandre Leite (tecnologias) e Eduardo Miranda (negócios e empreendedorismo).

Novo mercado

Com 4,7 mil metros quadrados de área construída, o Mercado Público tem 55 boxes, sendo 12 sociais (com a finalidade de fortalecer a agricultura familiar e pequenos produtores). A estimativa é que o mercado crie mais de 270 empregos diretos e mais de 180 indiretos, contribuindo com a geração de renda e o desenvolvimento econômico de Foz do Iguaçu.

O espaço conta com café, restaurante, pizzaria, pastelaria, sessão de hortifruti, doces e sobremesas, cervejaria, lojas especializadas, artesanatos e cooperativas, entre outros espaços gastronômicos. Além de apresentações artísticas, como musicais, contação de história e oficinas culturais, que acontecem sempre de quinta a domingo.

Estão previstos grandes eventos culturais e artísticos por meio de um convênio de R$ 4,5 milhões, assinado entre Itaipu e Itaipu Parquetec, para o Circuito Cultural, que irá garantir a contratação de artistas de peso nacional e a realização dos grandes eventos abertos para toda a cidade, por um período de três anos.

Homenagem aos barrageiros

O Mercado Público Barrageiro remete aos tempos da construção da Itaipu, quando funcionava no local a Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), que fornecia a refeição aos operários envolvidos com a obra. “Nós só estamos aqui por conta do trabalho destes barrageiros”, reforçou Enio Verri.

Logo na fachada do novo mercado, um mural gigante do renomado artista Eduardo Kobra mostra o rosto desses operários. No espaço interno, outro mural, este do artista iguaçuense Pas, mostra os barrageiros durante as paradas para alimentação. Um dos boxes traz objetos de época e informações sobre a construção da Itaipu.

O ex-barrageiro João de Faria Siqueira ficou emocionado com o reconhecimento. “A gente olha isso tudo, é um privilégio e um orgulho fazer parte dessa história”, afirmou João, que atuou na obra de Itaipu entre 1976 e 1982 e, há oito anos, trabalha como guia turístico pelo Itaipu Parquetec. Ele e os ex-barrageiros João Carlos da Silva, Faustino Morais da Cruz e Antonio Silveira da Silva prestigiaram a cerimônia de inauguração.

O Mercado também tem espaço para boxes sociais e deu a oportunidade para participação de pequenos empreendedores, por meio do modelo de edital de competição que não priorizou somente o “maior valor”, conforme explica Yuri Benites: “A gente estabeleceu um teto para que não seja somente o valor econômico na competição. Com isso, a gente trouxe oportunidades para que os empresários ousassem a [oferecer] produtos diferenciados”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários