A equipe feminina de basquete de Foz do Iguaçu chega com força aos 36º Jogos da Juventude do Paraná, em Campo Mourão, sob a liderança de um nome de destaque no cenário nacional: o professor Claudio Lisboa. Auxiliar técnico da seleção brasileira de base, Claudio foi recentemente convocado para ser o treinador da seleção brasileira sub-15 no Campeonato Sul-Americano, que acontecerá ainda este ano. Além disso, ele integrou a comissão técnica da seleção brasileira adulta em competições internacionais recentes, acumulando experiência de alto nível.
Com a experiência adquirida nas seleções de base e adulta, Claudio traz uma visão estratégica e uma capacidade técnica diferenciada para o time de Foz do Iguaçu, que tem se mostrado uma forte candidata na competição. O trabalho meticuloso e o foco no desenvolvimento individual e coletivo das atletas têm sido fundamentais para o desempenho da equipe.
Até o momento a equipe de Foz do Iguaçu venceu suas duas partidas dentro da competição, válidas pela série ouro, contra Marechal Cândido Rondon e Marilândia do Sul.
Em entrevista, Claudio Lisboa destacou a importância dos Jogos da Juventude para a evolução do basquete feminino no estado e no país: "Os Jogos da Juventude são uma plataforma essencial para o desenvolvimento das jovens atletas. O nível técnico tem crescido a cada ano, e isso é resultado do trabalho árduo que vem sendo realizado nos clubes e nas escolas. Vejo que muitas meninas que passam por aqui acabam ganhando visibilidade e sendo lapidadas para competições maiores, inclusive com chances de integrar seleções nacionais no futuro. É um processo contínuo de evolução, e estou muito feliz de poder contribuir com esse crescimento."
Claudio Lisboa tem sido um mentor não apenas para suas atletas de Foz do Iguaçu, mas também para jovens talentos em nível nacional, consolidando-se como uma referência no basquete feminino brasileiro. Seu papel na seleção brasileira sub-15 será mais um marco em sua trajetória, e as expectativas são altas para o Campeonato Sul-Americano.
Enquanto isso, nos Jogos da Juventude, o time de Foz do Iguaçu segue firme na competição, com a ambição de alcançar o pódio, impulsionado pela experiência e liderança de Claudio Lisboa.
COM/JOJUPS
Bruno Guerrer